quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Tema 263: O PANORAMA DA DESCRENÇA NO SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO

A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: O PANORAMA DA DESCRENÇA NO SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO. Apresente, ao final, uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Texto 1

Apenas 33,6% dos brasileiros acreditam que o ano de 2021 trará melhora da situação política no país. Os dados são do instituto Paraná pesquisas . De acordo com o levantamento, 46,5% dos entrevistados acreditam que a política brasileira "seguirá a mesma história de sempre" em 2021.

Outros  16,1% dos questionados esperam um ano ainda pior. Somados aos 46,5% que acreditam na manutenção do cenário, o total de entrevistados que não veem perspectiva de melhora é de 62,6%.

Entre os pessimistas (aqueles que acreditam em um ano ainda pior em 2021), os percentuais são maiores entre os moradores do Sul do país (19,9%), os que possuem ensino superior completo  (19,5%) e maiores de 60 anos  (19,5%). https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2021-01-04/63-dos-brasileiros-nao-acreditam-em-melhora-do-cenario-politico-em-2021.html

Texto 2:   Segundo o site do Estadão, apenas 6% dos brasileiros confiam em  políticos.

Texto 3Uma pesquisa do Instituto Locomotiva mostra que a insatisfação dos brasileiros com a política não é apenas impressão: 96% dos entrevistados não se sentem representados pelos políticos em exercício.

94% das pessoas acreditam que os parlamentares estão mais preocupados em se manter no poder do que governar o país, enquanto 78% dizem que não reelegeriam nenhum político.

Renato Meirelles, presidente do instituto, explica que é fácil entender os motivos desse descontentamento: “Foi criada uma cultura de que os políticos são todos iguais e, quando se cria essa cultura, aumenta a demanda pela renovação da política”. https://www.ilocomotiva.com.br/single-post/96-da-populacao-nao-se-sente-representada-pelos-politicos
Texto 4

Entre 137 povos, o brasileiro é o que menos confia em seus políticos. É o que mostra estudo do Fórum Econômico Mundial, em parceria com Fundação Dom Cabral, divulgado nesta quarta-feira (27).

Em uma escala que vai de 1 a 7, a nota de confiança dos políticos brasileiros não passou de 1,3, segundo  o relatório de competitividade global. A título de comparação, Cingapura, que é o primeiro no ranking, marcou 6,4 pontos.

A avaliação é de 200 executivos que atuam no Brasil e foram questionados no ano passado sobre o padrão ético dos políticos do país. 

corrupção é apontada pelo estudo como um dos piores entraves para a competividade do Brasil. Esse item só perde para a (excessiva) carga tributária do país e para a rigidez de nossas leis trabalhistas.

Falhas éticas

No ranking de países mais corruptos, o Brasil está em quinto — atrás apenas de Venezuela, Paraguai, República Dominicana e Chade.

O relatório revela que os problemas éticos não estão restritos ao setor público — como  a Operação Lava Jato já evidenciou. No ranking que mede a ética corporativa, as empresas brasileiras ficaram em 126º de um total de 137 países. 


A expectativa de melhora na política brasileira é mais comum entre os homens (35,4%), entre pessoas que estudaram até apenas o ensino médio (35,4%), e os moradores das regiões Centro-Oeste e Norte. (35,5)Fonte: exame.com


Texto 5

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva/Ideia Big Data aponta que 96% dos brasileiros não se sentem representados pelos políticos em exercício no país. O levantamento ainda aponta que 95% dos entrevistados afirmam que os atuais políticos não são transparentes, e 89% acreditam que os políticos não se preparam para desempenhar bem seu mandato.

De acordo com a pesquisa, em geral, a percepção dos brasileiros é que políticos pensam mais nos seus interesses do que nas necessidades da população: 94% afirmam que os políticos estão mais preocupados em se manter no poder do que governar, e 89% acreditam que os políticos não pensam na população para tomar decisões.

Ao mesmo tempo, 93% dos entrevistados afirmam que é preciso formar novas lideranças políticas para mudar o país, e 88% acham que deveria haver mais espaço para cidadãos comuns se candidatarem. Apesar disso, 80% das pessoas afirmam que nunca pensaram em se candidatar em uma eleição.

A pesquisa ainda aponta que a própria população acredita que tem mais condições de promover a renovação na política brasileira (74%). Nove em cada dez dizem que apoiariam um movimento para renovar e melhorar a política no Brasil, e 78% dizem que não votariam em um político que esteja exercendo mandato parlamentar.

A pesquisa foi feita com 1.500 pessoas, com 18 anos ou mais, de 24 a 28 de janeiro de 2018. Ela foi desenvolvida para o projeto RenovaBR, criado para capacitar cidadãos para ingressar na política.

Fonte: ilocomotiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário