segunda-feira, 25 de junho de 2012

Tema 32 - Como o brasileiro escolhe seus representantes políticos?

Tiririca – deputado federal - 1.353.367 votos
Danrlei de Deus Goleiro – deputado federal - 173.787 votos
Romário – deputado federal - 146.859 votos
Manuela D’Ávila – deputada federal - 478.037 votos
Ana Amélia Lemos – senadora - 3.401.241
Ex-BBB Jean Wyllys – deputado federal eleito pelos votos da legenda do partido

Fernando Collor - acusado de corrupção, renunciou à presidência em 1992. Collor ficou inelegível durante oito anos. Atualmente é senador, eleito em 2007, elegeu-se filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), porém migrou para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) logo no primeiro dia no senado. Em 2009 foi eleito membro da Academia Alagoana de Letras. Concorreu ao governo de Alagoas neste ano, mas não obteve votação para ir para o 2º turno. Continuará no mandato de senador.


Sobrenomes conhecidos dos gaúchos voltaram em grande estilo ao cenário político nas eleições deste ano. Apostando no legado deixado por seus antepassados, Edegar Pretto (PT), Juliana Brizola (PDT), Lucas Redecker (PSDB) e Marcelo Moraes (PTB) conquistaram seus primeiros mandatos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Os laços familiares não garantiram apenas a eleição dos herdeiros políticos, mas também o título de candidatos mais votados em seus partidos.



Deflagrada em 6 de novembro de 2007 e com foco em Santa Maria, a Operação Rodin moveu uma ação de improbidade administrativa (desvio de recursos públicos) contra a governadora Yeda Crusius, seu ex-marido Carlos Crusius, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os deputados estaduais Luiz Fernando Záchia (PMDB) e Frederico Antunes (PP), o deputado federal José Otávio Germano (PP), além de Walna Vilarins Meneses, assessora de Yeda, do ex-secretário geral de Governo Delson Martini e do vice-presidente do Banrisul, Rubens Bordini.

O projeto Ficha Limpa é uma campanha da sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar - critérios de inelegibilidades.

A partir dos textos de apoio e de tuas vivências, escreve uma redação dissertativa, sobre o tema:

Como o brasileiro escolhe seus representantes?


Nenhum comentário:

Postar um comentário