sábado, 23 de junho de 2012

Dicas para produzir uma Redação Excelente

1. A leitura: é impossível escrever bem sem  ler bem. A leitura é fundamental para a produção de um bom texto.

2. A escritura: produzir textos é um processo que envolve diferentes etapas: planejar, escrever, revisar e reescrever. Não raro,  é necessário reescrever  várias vezes. A revisão consiste não só em  corrigir erros de ortografia e de gramática, mas também verifica se o texto cumpriu com sua finalidade de comunicação: o que deve ser escrito, para que escrever e para quem escrever. Além disso: clareza, abordagem do tema, tipologia, obediência à proposta, qualidade de ideias e de vocabulário, abordagens pertinentes, etc. devem ser observados. Dessa forma, para escrever um  texto excelente, é necessário cruzar dados, relacioná-los com conhecimentos prévios, refletir sobre o tema proposto e, então, organizar as informações selecionadas, observando o mínimo e o máximo de linhas solicitadas. Treino! Treino! E mais treino!

3. O gênero textual: há muitos tipos de texto escritos com diversas finalidades: emitir opinião, relatar, convencer, informar etc. Por isso é necessário ler os diversos tipos de texto dia a dia a fim de reconhecê-los e usá-los com propriedade. No RS a tipologia textual solicitada nas  redações de vestibular  é a dissertativa.

4. A dissertação: dissertar é o mesmo que explorar sobre determinado assunto. O  texto dissertativo está comprometido coma  transmissão de conhecimentos, análise a respeito do tema, reflexão, emissão de pontos de vista e argumentação, ou seja, declarações e justificativas.

5. O argumento:  argumentar implica  explicar, posicionar-se criticamente defendendo uma posição com argumentos coerentes. Esses podem ser fundamentados com valores reconhecidos pela maioria das pessoas e podem ser baseados em:  citações,  fatos,  estatísticas,  pesquisas, exemplos que compõem uma tese.

6. A gramática: escrever bem exige treinamento contínuo. É necessário ter cuidado  com mas regras, com a legibilidade da letra, com o uso nos conectivos. A norma culta é a utilizada na redação. E a clareza e a coerência são características fundamentais em um bom texto, além da qualidade vocabular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário