sexta-feira, 22 de junho de 2012

Tema 104: FLORESTA AMAZÔNICA


A Amazônia ocupa cerca de 40% do território brasileiro, além de abranger porções dos territórios da Venezuela, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa; abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a sua área total desmatada  corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia, que é  um dos poucos redutos do planeta onde ainda vivem povos humanos primitivos, dezenas de tribos espalham-se em territórios dentro da mata, mantendo seus próprios costumes, linguagens e culturas, inalterados por milhares de anos. Antropólogos acreditam que ainda existam povos primitivos desconhecidos, vivendo nas regiões mais inóspitas e inacessíveis.

Escreve um texto dissertativo, entre 15 e 40 linhas, sobre o tema: 

FLORESTA AMAZÔNICA

Para desenvolveres   o tema, tu deverás  estabelecer uma reflexão sobre  adoção de medidas de preservação da floresta, escolhendo pelo menos uma destas ações:

-  suspensão completa e imediata do desmatamento, até a identificação de áreas exploráveis de maneira sustentável;

- o pagamento, com recursos financeiros internacionais, a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta;

-  e o aumento da fiscalização, com a aplicação de multas àqueles que promovam desmatamentos não autorizados.

Tu deverás ressaltar   as possibilidades e as limitações da(s)  ação(s)  escolhida(s).




Nenhum comentário:

Postar um comentário