Embora publicado
em 1885, o conto machadiano A causa secreta (para ler: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000182.pdf>),
por meio do personagem Fortunato, aborda um tema universal e atemporal: a
falta de empatia, o comportamento sádico. A racionalidade que rege essa
conduta pode ser enquadrada na atualidade, visto que é extremamente
entristecedor e preocupante o quadro atual de menos valia que a humanidade
está atribuindo ao sofrimento do outro no ato, apático e cético, de publicação
e compartilhamento de imagens trágicas.
Com a
consolidação da internet, não só como fonte de informação, mas também como
ferramenta para a produção e a disseminação de conteúdo, mudou-se o modo
de fazer jornalismo, o que provocou um questionamento sobre o comportamento
da mídia. A prática sensacionalista desses meios transforma as notícias em
objetos de espetacularização, supervalorizando aspectos emocionais em
detrimento de uma informação e, consequentemente, comove a opinião pública
principalmente quando imagens de pessoas mortas são veiculadas. Como
exemplo de situação trágica exposta, tem-se a foto que registrou um grupo
de banhistas se divertindo, na praia, ao lado dos corpos de duas vítimas
do desabamento de parte da ciclovia Tim Maia.
Em contraposição
a esse tipo de atitude, o site Vox Media, por exemplo, acredita que a
publicação de uma imagem violenta contém aspecto viral e acarreta
uma superexposição desnecessária em vez de promover compaixão e empatia.
Nesse sentido, na busca por audiência fácil, o sensacionalismo atiça a
curiosidade das pessoas, que, por sua vez, buscam mais informações. A
relação entre o público e o grotesco deixa evidente a perda de
sensibilização diante dessas imagens, o que configura a banalização da dor,
do horror e da angústia, garantindo a indiferença das massas frente a
esses aspectos e até mesmo o conformismo da sociedade brasileira diante
das tragédias. (Larissa coelho/2016).
A
partir do texto de apoio e de tuas vivência, escreve um texto
dissertativo-argumentativo, entre 20 e 30 linhas, em prosa, sobre o tema: a publicação de imagens trágicas representa a banalização do sofrimento ou é
uma forma de sensibilização?
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