sábado, 12 de maio de 2012

Tema 98: A reformulação do Ensino Médio no Rio Grande do Sul é boa para quem?

Analise os textos:
TEXTO 1:
A implantação do Ensino Médio politécnico – denominação inspirada em autores como Gaudêncio Frigotto e não se refere a ensino profissionalizante – será gradativa, começando em 2012 apenas com as turmas do primeiro ano. Os alunos de segundo e terceiro ano do Ensino Médio tradicional seguirão dentro do mesmo currículo até o final.

A nova abordagem implicará a distribuição do núcleo comum, que são as disciplinas obrigatórias já praticadas nas escolas, e da parte diversificada, aquelas disciplinas e conteúdos a serem eleitos pela escola e que deverá constituir, no mínimo, 20% do tempo do aluno na escola. Esses projetos deverão ser construídos com a participação tanto dos professores como dos estudantes, para garantir maior identidade com o perfil dos alunos que varia de escola para escola, de localidade para localidade. E para viabilizar esse debate e a efetivação dos projetos, será ampliada a hora-atividade do professor, sem que isso aumente sua carga horária de trabalho na escola.

O Ensino Médio normal também sofrerá mudanças, mas nada tão significativo. Quanto ao curso técnico concomitante ao Ensino Médio, terceira opção de formação, na qual o aluno faz o Ensino Médio em um turno e o curso técnico no outro turno, a SEC prevê maior unificação. Atualmente, na avaliação da SEC, essa modalidade não possibilita que um curso dialogue com o outro, especialmente quando é oferecido na mesma escola, onde um mesmo aluno tem duas matrículas. “Nós queremos, nas 73 escolas que tem esse tipo de oferta, introduzir o Ensino Médio integrado à educação profissional”. É o mesmo modelo já empregado na escola Liberato Salzano, em Novo Hamburgo e nos Institutos Federais de Ensino. Tem ainda a opção do concomitante externo, aquele onde o aluno faz o Ensino Médio em uma escola e o técnico em outra. Esse será oferecido dentro do programa Pronatec, recentemente lançado pelo governo federal. Nessa opção, o estudante poderá buscar o Ensino Médio politécnico numa instituição e fazer o técnico em um dos cursos integrantes do Pronatec, oferecidos pelo Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) e também pelos Institutos Federais. “Agora essas instituições estão articuladas com os sistemas estaduais para ofertar, sem cobrar dos alunos, os cursos técnicos que eles oferecem. No Rio Grande do Sul serão 3,8 mil vagas em 2012 para o Pronatec”.
TEXTO 2:
Júlio Câmara
Presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Infante Dom Henrique de Porto Alegre/RS

Se a educação pública de nível médio atual já contribui para um verdadeiro apartheid social, joga grande parte dos estudantes de escola pública para empregos precários de salários baixos e arremessa os estudantes de escolas particulares e cursinhos para dentro das universidades (principalmente as públicas). Infelizmente, o Governo do Estado busca piorar esta realidade com a reforma do Ensino Médio.
O Novo Ensino Médio, que o Governo pretende implementar no próximo ano, reduzirá drasticamente as chances, que já são mínimas, do estudante da escola pública estadual, ingressar na universidade. O argumento para esta afirmação é simples e de fácil entendimento: os alunos do ensino médio das escolas estaduais deixarão de estudar grande parte da matéria que cai nos vestibulares e ENEM. As horas que hoje são dedicadas a essas, serão revertidas para matérias de ensino técnico (Contabilidade, Agropecuária e Secretariado, por exemplo).
A escolha do curso técnico que o estudante fará no próprio ensino médio, será bem reduzida. Na hora da matrícula, haverá apenas as opções relacionadas à base produtiva da região. Ou seja, a escolha será entre os ramos que os empresários da região mais precisam. E, depois de formado, a liberdade do cidadão diminui ainda mais, pois estará formado para atuar apenas no mercado da região. Sendo esta a única possibilidade de serviço junto com todos os seus colegas, a mão-de-obra certamente será desvalorizada.
O Rio Grande do Sul é um estado onde a educação jamais foi tratada como prioridade. Onde são raros os laboratórios de química, física e biologia com as mínimas condições de uso. Onde as bibliotecas possuem acervos ultrapassados e acesso burocrático. Onde os alunos precisam trabalhar em grupo nos laboratórios de informática porque os computadores são, além de antigos, escassos. Para reverter esta situação, a Secretaria de Educação pretende instaurar o Ensino Politécnico. Dizem que o sistema atual está “dissociado do tempo social, cultural, econômico e dos avanços tecnológicos da informação e da comunicação
É hipócrita ou mal caráter quem discorda que o Ensino Médio Público não está bom. É fato que precisa de mudanças, mas que sejam mudanças que colocarão o estudante da escola pública em condições iguais para disputar uma vaga na universidade com o aluno da escola particular e que não amplie o apartheid social expressado no acesso à universidade.
Os estudantes independentes de entidades governistas dirigidas majoritariamente por quem defende apenas os seus interesses pessoais (como a UGES/UBES/UMESPA), estão conscientizando seus colegas e organizando a classe estudantil para lutar contra este projeto nefasto do governador que nem sequer paga o Piso Nacional dos professores, que já é garantido por lei.
Perguntas e respostas:
  1. As mudanças do Ensino Médio serão aplicadas também nas escolas particulares que funcionam no Rio Grande do Sul?
    Resposta: Não. As escolas particulares continuarão preparando os seus alunos para o vestibular.
  2. As universidades adaptarão as suas provas para o conteúdo do Novo Ensino Médio?
    Resposta: Não. Quem estuda em escola pública e visa entrar na universidade, terá que estudar por conta própria ou recorrer aos cursinhos.
  3. O Ensino Politécnico exigirá Estágio Obrigatório?
  4. Resposta: Sim. Os alunos serão obrigados a cumprir 400 horas de estágio obrigatório.
  5. O Estágio Obrigatório será remunerado?
    Resposta: Nenhuma empresa é obrigada a pagar salário pelo Estágio Obrigatório.
  6. E no próximo ano já estará tudo reformado?
  7. Resposta: O objetivo do Governo é reformar gradualmente, em 2012 o 1º ano, em 2013 o 2º ano e em 2014 o 3º ano. Se o plano será executado? Dependerá da nossa luta.

A partir desses textos e de tuas leituras de mundo, escreve um texto dissertativo, entre 15 e 50 linhas, respondendo á pergunta:

A reformulação do Ensino Médio no Rio Grande do Sul é boa para quem?


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