segunda-feira, 26 de julho de 2021

Tema 253: o esporte como ferramenta de inclusão social

 O esporte brasileiro é repleto de histórias de talento e superação. Inclusive superação financeira neste país que possui acentuada desigualdade social. Nesse contexto, o esporte possui grande impacto e importância como  uma ferramenta de “inclusão social que ameniza as mazelas que assolam a nossa sociedade.” 

No Brasil, as práticas esportivas não eram acessíveis à maioria da população, e a Educação Física passou a ser lecionada em escolas públicas e privadas no século XIX. Desde então, o esporte vem conquistando um espaço importante na vida das pessoas e promovendo práticas mais saudáveis.

Além disso, não são raros os casos de  pessoas que tiveram suas vidas verdadeiramente transformadas pelo esporte. São atletas que sentiram na pele o poder do esporte como ferramenta de inclusão social.

Entre esses casos, podemos mencionar o de atletas com deficiência que encontraram nas práticas esportivas  fonte de recuperação e fortalecimento, com benefícios que vão desde desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança, melhoria na qualidade de vida, prevenção de doenças, como ansiedade e depressão, até promoção de laços afetivos.

A inclusão social proporcionada pelo esporte contempla também as pessoas de baixa renda, que enxergam nas práticas esportivas um caminho para a melhoria de sua qualidade de vida. Entre tantas outras histórias de superação, a história de Isaquias Queiroz dos Santos, comoveu o Brasil e o mundo nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Isaquias, atleta baiano filho de faxineira, teve um desempenho excepcional no evento e conquistou 3 medalhas na canoagem. A sua história, assim como a de milhares de brasileiros, nos ajudam a compreender melhor o papel do esporte no rompimento do ciclo de exclusão.

Políticas Públicas de incentivo ao esporte são fundamentais para estimular  a inserção de novos atletas e para mudar  suas vidas e a de seus familiares. De uma forma ou de outra, é certo que o poder do esporte na inclusão social é imensurável e deve se expandir cada vez mais.   https://atletasnow.com/o-esporte-como-ferramenta-de-inclusao-social/

Atletas como Daiane dos Santos e Rafaela Silva enfrentaram muitas dificuldades financeiras. Rafaela contou a ajuda de uma ONG. Daiane dos Santos, atualmente, desenvolve projetos sociais com crianças de periferia. A medalista de prata no skate, nas Olimpíadas de 2021,, Rayssa Leal, filha de vidraceiro, já precisou fazer vaquinha para poder participar de campeonatos. Esses são alguns entre milhares de casos que retratam a realidade brasileira. 

Atualmente, a delegação brasileira,  composta por 302 atletas, possui 242  bolsistas do benefício Bolsa Atleta, criado no governo do presidente Lula em 2005.


O esporte vai muito além do glamour das competições profissionais que vemos diariamente na televisão. O papel do esporte em uma sociedade é amplo e tem grande relevância para a inclusão social. Em um país onde nossas crianças e jovens têm pouco acesso à educação, cultura e lazer, muitas vezes acabamos os perdendo quando vão para caminhos reprováveis. Por isso, projetos sociais desempenham um importante papel ao retirar esses jovens das ruas e os colocarem na escola realizando atividades esportivas. Fonte: brasilcerto.com.br


Ao falar em inclusão, estamos de acordo com a Declaração Universal de Direitos Humanos e também com a Constituição Federal de 1988, que apresentam direitos que devem se estender a todas as pessoas, sem exceção. Vale dizer ainda que sociedades que apresentam altos índices de exclusão social enfrentam também inúmeros outros problemas, como o aumento da criminalidade e dos índices de pobreza. Fonte: brasilescola.com.br


Após a leitura dos textos de apoio e com base em tuas vivências, escreve um texto dissertativo-argumentativo, sobre o tema: O ESPORTE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL. Para desenvolver seu texto, você poderá pensar na inclusão de mulheres, de negros, de pessoas com deficiência, de crianças e jovens de baixa renda no meio esportivo.
Para a modalidade ENEM, lembre-se de identificar o problema e de apresentar propostas de intervenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário