segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Tema 241: O PROTAGONISMO JUVENIL NO BRASIL DE HOJE

 

A partir da leitura dos textos motivadores e de seus conhecimentos,  reflita e escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema:          O PROTAGONISMO JUVENIL NO BRASIL DE HOJE.

Texto 1

Protagonismo é o processo de protagonizar, de ser o protagonista, o figurante principal de uma apresentação.

Deriva do grego “protagonistes”, em que “protos” significa principal ou primeiro, e “agonistes” significa lutador ou competidor.

Protagonismo é um termo muito usado no teatro, no cinema, na novela etc. para se referir ao personagem principal da encenação.

No sentido figurado protagonista é a pessoa que desempenha ou ocupa o papel principal numa obra literária ou num acontecimento. Ex: A qualidade dos serviços é resultado do protagonismo dos trabalhadores e de suas incontáveis estratégias para alcançar o sucesso.

Protagonismo Juvenil

Protagonismo Juvenil é uma prática educativa desenvolvida para os jovens, na qual ele é o elemento central e participa de todas as fases do processo educativo, desde a elaboração, execução e avaliação das ações propostas, com o objetivo de estimular a participação social do jovem na comunidade. O Protagonismo Juvenil foi criado pelo educador mineiro, Antônio Carlos Gomes da Costa, sendo que a participação dos jovens, nas práticas educativas, extrapola o âmbito familiar e escolar e busca espaço na igreja, nas associações, na sociedade, por meio de campanhas e movimentos. Fonte: www.significados.com.br

Texto 2

Na literatura, no cinema ou no teatro o protagonista é o personagem considerado o centro das ações, e toda a estória se desenvolve baseada em suas decisões e em seu modo de agir. O que acontece quando levamos esse conceito para dentro da realidade escolar? Essa é a ideia do protagonismo juvenil: colocar o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem, de forma que ele utilize seus conhecimentos para agir e participar na sociedade, ultrapassando inclusive os muros da escola. 

O protagonismo juvenil:

-Reforça o compromisso das escolas com a formação integral dos estudantes.

-Promove o engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica.

-Desenvolve a autonomia, a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos jovens alunos.

-Contribui para o desenho do projeto de vida e na preparação do estudante para o futuro.

-Estimula a participação dos jovens na esfera política, social, econômica e cultural.

Fonte:https://sae.digital/protagonismojuvenil/#:~:text=Na%20literatura%2C%20no%20cinema%20ou,em%20seu%20modo%20de%20agir.

Texto 3

 A escuta atenta e aberta da juventude ainda não é uma prática enraizada na maior parte das instituições políticas e sociais. Da família à escola, das igrejas ao Estado, das mídias convencionais aos organismos internacionais, poucas delas são entusiastas da participação juvenil e a maioria dificulta o acesso dos e das jovens aos espaços onde são tomadas decisões que lhes dizem respeito. Quando mobilizada em frentes de participação social, cultural e política, a juventude lança sua voz na vida pública, pressiona os poderes instituídos, quer ser considerada, reivindica o seu direito à participação democrática. Mas muitos jovens desconfiam ou desacreditam dos canais formais e, frequentemente, preferem atuar fora deles.

http://forumdasjuventudes.org.br/participacao-social-e-politica-da-juventude/

Texto 4

 

https://istoe.com.br/380009_O+QUE+OS+JOVENS+PENSAM+SOBRE+A+POLITICA/


Lembre-se de apresentar, ao final, uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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