A
partir da leitura dos textos motivadores e de seus
conhecimentos, reflita e escreva um texto dissertativo-argumentativo
no qual você discorra sobre o seguinte tema: O PROTAGONISMO JUVENIL NO BRASIL DE HOJE.
Texto 1
Protagonismo
é o processo de protagonizar, de ser o protagonista, o figurante principal
de uma apresentação.
Deriva
do grego “protagonistes”, em que “protos” significa principal ou
primeiro, e “agonistes” significa lutador ou competidor.
Protagonismo
é um termo muito usado no teatro, no cinema, na novela etc. para se referir ao
personagem principal da encenação.
No
sentido figurado protagonista é a pessoa que desempenha ou ocupa o papel
principal numa obra literária ou num acontecimento. Ex: A qualidade dos
serviços é resultado do protagonismo dos trabalhadores e de suas incontáveis
estratégias para alcançar o sucesso.
Protagonismo
Juvenil
Protagonismo
Juvenil é uma prática educativa desenvolvida para os jovens, na qual ele é o
elemento central e participa de todas as fases do processo educativo, desde a
elaboração, execução e avaliação das ações propostas, com o objetivo de
estimular a participação social do jovem na comunidade. O Protagonismo Juvenil
foi criado pelo educador mineiro, Antônio Carlos Gomes da Costa, sendo que a
participação dos jovens, nas práticas educativas, extrapola o âmbito familiar e
escolar e busca espaço na igreja, nas associações, na sociedade, por meio de
campanhas e movimentos. Fonte: www.significados.com.br
Texto 2
Na
literatura, no cinema ou no teatro o protagonista é o personagem
considerado o centro das ações, e toda a estória se desenvolve baseada em
suas decisões e em seu modo de agir. O que acontece quando levamos esse
conceito para dentro da realidade escolar? Essa é a ideia do protagonismo
juvenil: colocar o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem,
de forma que ele utilize seus conhecimentos para agir e participar na
sociedade, ultrapassando inclusive os muros da escola.
O
protagonismo juvenil:
-Reforça
o compromisso das escolas com a formação integral dos estudantes.
-Promove
o engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica.
-Desenvolve
a autonomia, a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos jovens
alunos.
-Contribui
para o desenho do projeto de vida e na preparação do estudante para o futuro.
-Estimula
a participação dos jovens na esfera política, social, econômica e cultural.
Fonte:https://sae.digital/protagonismojuvenil/#:~:text=Na%20literatura%2C%20no%20cinema%20ou,em%20seu%20modo%20de%20agir.
Texto
3
A
escuta atenta e aberta da juventude ainda não é uma prática enraizada na maior
parte das instituições políticas e sociais. Da família à escola, das
igrejas ao Estado, das mídias convencionais aos organismos internacionais,
poucas delas são entusiastas da participação juvenil e a maioria dificulta o
acesso dos e das jovens aos espaços onde são tomadas decisões que lhes dizem
respeito. Quando mobilizada em frentes de participação social, cultural e
política, a juventude lança sua voz na vida pública, pressiona os poderes
instituídos, quer ser considerada, reivindica o seu direito à participação
democrática. Mas muitos jovens desconfiam ou desacreditam dos canais formais e,
frequentemente, preferem atuar fora deles.
http://forumdasjuventudes.org.br/participacao-social-e-politica-da-juventude/
Texto
4
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