sábado, 30 de novembro de 2013

Tema 154 : Você acredita que o movimento Acorda Brasil, com os diversos manifestos, promoveu mudanças significativas no país?

[...] O país deve ser visto como uma situação estrutural em movimento, na qual cada elemento está intimamente relacionado  com os demais. Agora, porém, no mundo da globalização, o reconhecimento  dessa estrutura é difícil, do mesmo modo que a visualização de um projeto  nacional pode se tornar obscura. Talvez por isso, os projetos das grandes  empresas, impostos pela tirania das finanças e trombeteados pela mídia,  acabem, de um jeito ou de outro, guiando a evolução dos países, em acordo ou
não com as instâncias públicas, frequentemente dóceis e subservientes,  deixando de lado o desenho de uma geopolítica própria a cada nação, que leve  em conta suas características e interesses.
Assim, as noções de destino nacional e de projeto nacional cedem frequentemente à frente da cena a preocupações menores, pragmáticas, imediatistas, inclusive porque, pelas razões já expostas, os partidos  políticos nacionais raramente apresentam plataformas conduzidas por  objetivos políticos e sociais claros e que exprimam visões de conjunto.[...]  - SANTOS, Milton. "Nação ativa, nação passiva." São Paulo: Folha de São Paulo.  21 de novembro de 1999. Em: Grupo Extensivo Premium - 2013 - publicação professor Vagner Guimarães.
A partir da leitura do texto de apoio e de tuas leituras de mundo, escreve um texto dissertativo,  entre 20 e 25 linhas,  respondendo à pergunta:
Você acredita que o movimento  Acorda Brasil, com os diversos manifestos,    promoveu mudanças significativas no país?
Para desenvolver seu texto, entre outros fatores, você deverá levar em conta:
-  o poder e a influência da mídia brasileira;
- a história da política no Brasil;
- as reais necessidades do povo brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário