sábado, 30 de novembro de 2013

Tema 157: VANDALISMO: OS ATAQUES AO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Texto 1
Significado de Vandalismo - s.m. - ato de vândalo.  Destruição de obras de arte, de objetos importantes, por ignorância, selvajaria ou falta de gosto.

Assim sendo, o vandalismo é uma atitude ou um modo de expressão que tem como objetivo tentar destruir uma determinada cultura e sua arte, bem como o patrimônio alheio.  Há vários exemplos de vândalos que, ao encontrarem apoio para despertar dentro de si o potencial artístico que nele habita, e então desenvolvê-lo da melhor maneira possível, abandonam as atitudes agressivas e tornam-se, por exemplo, grafiteiros, uma vez que o grafite é uma forma de arte. Hoje essa questão do vandalismo vem ganhando corpo entre os jovens. Com a intensificação da violência, seus praticantes vêm aprimorando seus métodos, unindo-se em gangues cada vez mais poderosas e letais, não só pichando, danificando o patrimônio público, mas também recorrendo cada vez mais a atos de extrema selvageria, como, por exemplo, queimar pessoas vivas – geralmente aqueles que são excluídos socialmente, como moradores de ruas e indígenas – ou agredir garotas de programa.

Dentro das próprias escolas, alunos detonam bombas nos pátios ou nos banheiros, aterrorizando colegas, professores e diretores. Na opinião dos estudantes, esses atos muitas vezes têm como objetivo chamar a atenção, não só do corpo docente, ou da sociedade, mas também das meninas, pois seus adeptos tentam criar diante delas uma imagem heroica e poderosa. Isto não significa, porém, que as garotas não participem destas ações, uma vez que elas, atualmente, revelam ser, em alguns momentos, mais violentas que os meninos.

Ao contrário da opinião comum, porém, esses atos não acontecem apenas no interior de escolas estaduais, mas são também muito frequentes nos colégios particulares. Assim, não é um problema de classe social, mas educacional, comportamental,  fruto de uma profunda crise de valores, da impunidade, de uma descrença completa em princípios morais básicos, como o respeito, a solidariedade e a aceitação das diferenças.

Os vândalos se julgam, assim, acima do bem e do mal, de qualquer juízo ético. É bem provável, inclusive, que se considerem juízes de seus semelhantes, que, aliás, eles veem a cada momento com um estranhamento crescente, como o ‘outro’ que eles não compreendem e não aceitam. Portanto, esse ser por eles incompreendido é visto com hostilidade, como alguém que os ameaça e que, assim, deve ser destruído, o que se aplica também a toda produção material por eles rejeitada, por um motivo ou por outro.

 Texto 2
Projeto de lei aumenta punição para atos de vandalismo em monumento
Projeto de lei em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania prevê punições mais duras para atos de vandalismo em monumentos de valor histórico, artístico ou arqueológico. O PLS 128/2016 estabelece pena de 1 a 3 anos de detenção e multa para quem depredar monumento histórico.  O relator do projeto na CCJ, senador Lasier Martins (PSD-RS), considera a proposta importante e disse que deve dar parecer favorável. 
(Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2017/04/projeto-de-lei-aumenta-punicao-para-atos-de-vandalismo-em-monumentos - Acesso em 3 ago. 2018).           

Texto IV
Um estudo realizado pelo INECAP, Instituto estadual do patrimônio cultural (Rio de Janeiro), revelou que uma das principais causas das depredações de patrimônio são as drogas. Nele, foi levantado que os ferros-velhos pagam de R$ 6,00 a R$ 8,00 por cada letra de bronze de placas públicas, e muitos vândalos utilizam este dinheiro para as drogas. Em entrevista ao “Diário do Rio”, o  diretor-geral do Inepac, Claudio Prado de Mello, revela que nos últimos anos o estado teve um crescimento dos casos de furtos a patrimônios históricos cada vez mais agressivos, com a utilização de equipamentos como pé de cabra e chave de fenda. Dados como esses só reforçam a necessidade de políticas públicas mais eficientes que garanta a toda população o direito de preservação a sua história e monumentos tão importantes. Fonte: portal.unicap.br

A partir  dos textos de apoio e de tuas vivências, escreve um texto dissertativo sobre o tema: 

VANDALISMO: OS ATAQUES AO PATRIMÔNIO PÚBLICO
           

            Para escreveres teu texto, tu deverás usar argumentos pertinentes  e apresentar propostas de intervenção para a problemática.

Proposta atualizada em outubro de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário