domingo, 15 de abril de 2012

Tema 86: CULTURA

A cultura de um povo é um tesouro inesgotável; dela sai um ensinamento que encanta novos e velhos; as regiões do País se entrelaçam para transmitir às suas raízes que estão crescendo a magia cultural de onde nasceram.

Mãos  modeladas para a arte,  boca que torna as frases em rimas, essas em cantigas, formando lendas.

Perpetuando-se através de gerações, as raízes da memória são colunas que a cultura não deixa quebrar.

Na cultura se engloba o drama de uma vida ou de um amor vivido que nos ensina a forma de compreender, deixando nossa mente expressar a mais bela forma de compreensão.

Na literatura enriquecida encontra-se as mais belas formas de descrever-se a si mesmo, transformando-se no meio mais seguro de transmitir a arte que a cultura engloba.



Cultura Erudita

Os produtores da chamada cultura erudita fazem parte de uma elite social, econômica, política e cultural e seu conhecimento ser proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias ou do estudo em geral (erudito significa que tem instrução vasta e variada adquirida sobretudo pela leitura). A arte erudita e de vanguarda é produzida visando a  museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou grandes exposições, público e divulgação.




Cultura Popular

A cultura popular aparece associada ao povo, às classes excluídas socialmente, às classes dominadas. A cultura popular não está ligada ao conhecimento científico, pelo contrário, ela diz a respeito ao conhecimento vulgar ou espontâneo, ao senso comum.


“A mídia dita  a cultura no país. Revela  representantes das diversas regiões,  elege os melhores artistas, cantores, músicas, filmes, etc. Às vezes parece que falta ao povo discernimento para separar o joio do trigo, o útil do inútil... Não que este deva obrigatoriamente ser  abolido, mas que – pelo menos -  deixe de ser exaltado.”


A partir dos textos de apoio e de teus conhecimentos de mundo, escreve um texto dissertativo, entre 15 e 40 linhas, em prosa, sobre o tema:

UM POVO SEM CULTURA É UM POVO SEM HISTÓRIA.

Para elaborar teu texto tu deverás fazer uma análise a repeito  das diversas formas de adquirir  cultura, elegendo pelo menos duas - as quais  tu julgas mais importantes. Lembra de usar argumentos consistentes para defender teu ponto de vista e apresentar  solução(s) caso tu trates o assunto como um problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário