quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tema 83: Drogras, violência e medidas socioeducativas

Quase 70% dos adolescentes infratores que cumprem medidas socioeducativas em centros na Região Sul são usuários de drogas, segundo um levantamento divulgado na noite desta terça-feira pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A média nacional é de 74,8%.

Conforme a pesquisa, intitulada "Panorama Nacional - A Execução das Medidas Socioeducativas de Internação", 87% dos internados usuários de entorpecentes consomem maconha no Sul, assim como nas demais regiões. Exceção é no Nordeste, onde a droga mais usada pelos infratores é o crack.

O levantamento ainda aponta que quase 45% dos adolescentes em centros socioeducativos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são reincidentes. A Região Sul é a terceira com maior reincidência, atrás do Nordeste (54%) e Centro Oeste (47,5%). A média nacional é de 43,3%.

Um comportamento apurado pelo Panorama Nacional difere o Sul quando o assunto é reincidência. Enquanto o roubo é o crime causador da reincidência nas demais regiões, o tráfico de drogas é o delito cometido pela maior parte dos adolescentes que cumpre medida socioeducativa pela segunda vez no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Fonte: Zero Hora - 11/04/12

A partir do texto de apoio e de tuas leituras de mundo, escreve um texto dissertativo, entre 15 e 50 linhas, sobre o tema  JUVENTUDE, DROGAS E VIOLÊNCIA,  analisando:

- o alto índice  de consumo de drogas pelos jovens;
- a relação entre o uso de drogas  e  a violência
- e  a baixa eficiência das medidas socioeducativas.

Lembra de apontar possíveis alternativas para amenizar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário