domingo, 11 de setembro de 2011

Tema 71: Marchas

A Marcha da Liberdade é um movimento que une muitas entidades e movimentos sociais em torno de uma pauta em comum: fazer valer a Constituição Brasileira em um trecho que diz “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

A liberdade de expressão é base de todas as outras: de credo, de assembléia, de posições políticas, de orientação sexual, de identidade de gênero, de ir e vir, de resistir. E exatamente por isso ocorrem as marchas, coletivamente, pela defesa da autonomia sobre os corpos, rejeitando imposições normativas de gênero ou sexualidade! (texto extraído do site www.marchadaliberdade.org e adptado por Mariléia Marchezan)

Alguns temas das marchas realizadas em 2011 em várias regiões do país: Marcha da Maconha, Marcha da Liberdade e das Vadias, marchas que defendem a descriminalização do aborto, a criminalização da homofobia, contra a aprovação do código florestal e movimentos feministas.

A partir dos textos de apoio e de seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo, com pelo menos 15 linhas sobre o tema:



MARCHAS COMO FORMA DE REPRESENTAR OPINIÃO E DEFENDER DIREITOS: VOCÊ PARTICIPARIA?

Para escrever seu texto, lembre de usar argumentos consistentes para defender sua opinião.





Nenhum comentário:

Postar um comentário