segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Tema 42 - Exploração sexual

“No Brasil, a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime previsto no artigo 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Quem cometer o crime está sujeito a pena de 4 a 10 anos de reclusão, além da multa.”

 
Quando falamos em exploração sexual, logo vem a revolta. A sociedade se mantém firme em seu ponto de vista moralista a respeito do assunto. Ouviremos muitas pessoas falarem “Horrível!Absurdo!"

A exploração sexual infantil é a mais desleal, pois não estamos falando de seres humanos maduros, estamos tratando de crianças e adolescentes com o mínimo de conhecimento tanto sobre sexo quanto sobre vida. Mas qual a solução para o problema? Talvez políticas socioeducativas, talvez mais empregos, talvez buscar uma resposta dentro da nossa própria história.

Na antiguidade, em muitas civilizações, a prostituição era praticada por meninas como uma espécie de ritual de iniciação quando atingiam a puberdade.No Egito antigo, na região da Mesopotâmia e na Grécia, via-se que a prática tinha uma ritualização. As prostitutas, consideradas grandes sacerdotisas (portanto sagradas), recebiam honras de verdadeiras divindades e presentes em troca de favores sexuais.

E por que isso mudou? É simples, durante a Idade Média houve a grande tentativa de eliminar a prostituição, impulsionada em grande parte pela moral cristã, mas também pelo grande surto de DSTs, principalmente sífilis. Mas então por que a prostiuição não acabou? Neste período havia o culto ao casamento cortês, onde as uniões eram arranjadas somente por interesse. Casamento forçado? Interesses econômicos acima de tudo? Não seria esse um indício de exploração sexual? A tentativa da igreja na Idade Média não só falhou, como ainda reforçou a prostituição.

Voltando ao presente, a prostituição em muitos países é uma profissão legalizada. Há a conhecida zona vermelha de Amsterdã onde mulheres ficam expostas nas vitrines e fazem sexo por dinheiro com muita naturalidade . Então nesses países prostituição não é mais exploração? Isto depende de seus conceitos. A exploração sexual está inteiramente ligada aos valores morais, econômicos e culturais da sociedade em que situa.

A partir desse comentário e de tuas vivências de mundo, escreve um texto dissertativo sobre  A EXPLORAÇÃO SEXUAL no Brasil.

mínimo: 20 linhas
máximo 30 linhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário