sábado, 3 de setembro de 2022

Tema 298: o que representa o bicentenário da independência para o Brasil?

 

         Par escrever sua redação, leia os textos abaixo:

  Texto 1

            Engana-se quem pensa que a Independência do Brasil foi concebida sem luta, sem o “Braço Forte” do Exército. Apesar de o 7 de Setembro de 1822 ser considerado um momento simbólico, diferentes batalhas ocorreram em solo pátrio, até o ano de 1823. A coesão, a liderança, os valores e a ética dos militares do Exército Brasileiro (EB) colaboraram para as vitórias nas batalhas pela Independência e continuam contribuindo para que o EB se mantenha em condições de enfrentar os desafios da atualidade.

            A importante participação da Força no processo de emancipação do Brasil é mais um exemplo da sua intrínseca relação com a história do País. Em todos os grandes momentos históricos do Brasil, a Instituição mostrou-se integrada aos interesses da Nação e atuante em prol dos brasileiros.

            O Brasil deve comemorar o Bicentenário da Independência honrando seus vultos históricos e heróis anônimos, orgulhando-se de seu Exército e continuando a reconhecer o valor dos nossos soldados.

Ao longo desses 200 anos de Independência, o profissionalismo, a eficiência operacional e o permanente estado de prontidão da Força Terrestre vêm contribuindo para a soberania nacional e a dissuasão extrarregional. Fonte: http://www.eb.mil.br/bicentenario-independencia


Teto 2

O que significa o Bicentenário do Brasil neste Sete de Setembro?


A partir dos textos de apoio e de tuas leituras de mundo, escreve um texto dissertativo, entre 08 e 30 linhas, sobre o tema: o que representa o bicentenário da independência para o Brasil?.  Lembre-se de apresentar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.   Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário