domingo, 14 de agosto de 2022

Tema 295: DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL.

 

A mobilidade urbana é um conceito bastante discutido nas políticas públicas que envolvem o planejamento das cidades. Trata-se do modo como a população urbana se locomove pelos espaços geográficos urbanos, além de interferir diretamente no bem-estar social da população.

A mobilidade urbana pode ser entendida como uma maneira de como as pessoas transitam nos espaços urbanos, seja de maneira individual (a pé, bicicletas, motocicletas e/ou carros), seja de maneira coletiva (ônibus, metrô, trem, etc.).



CAUSAS DOS PROBLEMAS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

Por se tratar do direito de ir e vir  das pessoas, a mobilidade urbana está diretamente ligada ao processo de urbanização das cidades, no início  na década de 1930.

PROBLEMAS E CONSEQUÊNCIAS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

Com o desenvolvimento da indústria associada ao êxodo rural, as cidades brasileiras cresceram assustadoramente nas últimas décadas do século. Para comparar, a taxa de população vivendo nas zonas rurais, no início do século passado, era de 65%, já nas urbanas era de 35%. No fim do mesmo século, a população urbana era de 80% contra 20% da população rural.

 

Esses dados revelam uma grande mudança de espaço, ocorrida durante o século XX, principalmente após 1930-40, quando foi acentuado o êxodo rural. O planejamento urbano e a evolução dos meios de transportes coletivos nas grandes cidades brasileiras não acompanharam esse crescimento urbano rápido. Com isso, os transportes coletivos ficaram aquém do esperado, o que acarretou um  aumentando do número de veículos.

O número cada vez maior de veículos nas ruas se deve vários fatores, como:

- aumento da renda média dos últimos anos;

- péssima qualidade dos transportes coletivos;

- créditos facilitados ao consumidor;

- política histórica de priorizar rodovias;

- redução de impostos sobre produtos industrializados (carros e motocicletas); entre outros.

 

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL NO BRASIL

A mobilidade urbana sustentável deve passar por um planejamento urbano. incentivos ao uso de  transportes coletivos, caronas,  rodízios de carros e pedágios urbanos que podem melhorar até as condições ambientais.

O uso de bicicletas e carros elétricos auxiliares também contribuem com  numa mobilidade sustentável, pois evitaria, nessas modalidades, emissão de poluentes nos espaços urbanos.

 

LEGISLAÇÃO DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

A legislação brasileira garante uma política pública teoricamente eficiente quando o assunto é mobilidade urbana. Dentre as leis que auxiliam na melhoria da mobilidade nas cidades, temos:

- Estatuto das Cidades;

- Lei 12.587/12 (que rege as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana);

- Lei 13.089/15 (conhecida como Estatuto da Metrópole);

- Lei 13.683/18, que alterou pequenas mudanças nas duas leis anteriores.

As leis dos municípios constam em um Plano de Mobilidade Urbana que atende a uma série de requisitos, como ciclovias e ciclofaixas, sustentabilidade no transporte público, proteção de áreas ambientais, entre outros.

 

DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

Os grandes desafios da mobilidade urbana brasileira passam pelo trânsito das grandes e médias cidades. 

Além do trânsito, as políticas de expansão devem ser estendidas à população e às áreas cada vez mais periféricas, que são desagregadas pelo poder público em relação à mobilidade. 

SOLUÇÕES PARA A MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

Vários geógrafos e urbanistas dedicam-se ao estudo da mobilidade urbana e, consequentemente, à mobilidade nos espaços públicos. Dentre algumas soluções, podemos citar:

- ampliar áreas atendidas pelos transportes públicos coletivos (ônibus, metrô e trem);

- diversificar o uso dos meios de transporte (carros, bicicletas, ônibus, motocicletas);

- flexibilidade no horário das atividades urbanas: comércio em uma hora, atividades escolares em outra, para distribuir a mobilidade ao longo do dia;

 

- incentivo a caronas coletivas para pessoas que vão para a mesma direção;

 

- integração entre os transportes públicos (ônibus integrado com metrô, por exemplo).

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mobilidade-urbana-no-brasil.htm

 

A partir dos textos de apoio e de tuas leituras de mundo, escreve um texto dissertativo, entre 08 e 30 linhas, sobre o tema: DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL. Lembre-se de apresentar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.   Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário