quinta-feira, 21 de abril de 2022

Tema 283: os desafios enfrentados pelos brasileiros no processo de transplante de órgãos

    A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema: os desafios enfrentados pelos brasileiros  no processo de transplante de órgãos.

    Lembre-se de apresentar propostas de intervenção que respeitem os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos para a defesa de seu ponto de vista.  Não se esqueça de apresentar dados e refletir sobre eles.

Texto 1

O que é transplante?

O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na implantação de um órgão (receptor), de outro órgão, pâncreas, órgãos ósseos, ou tecido por órgão, ossos, córnea, órgão doente ou tecido de um órgão, com doador vivo ou morto.

Como é a Lei de Transplantes?

A legislação em vigor determina que a família será responsável pela decisão final, não tendo mais valor a informação de doador ou não doador de órgãos registrada no documento de identidade.

Doador Vivo: a pessoa maior de idade e capaz juridicamente pode doar órgãos a seus familiares. No caso do vivo não reconhecido é de autorização judicial.

Sistema Nacional de Transplante: criado para dar maior controle e organização às atividades: o transplante de órgãos/tecidos só pode ser realizado pelos estabelecimentos de saúde autorizados previamente pelo Gestor Nacional do Ministério da Saúde.

Cadastros Técnicos: foi instituída a Lista Única de Receptores, com vários cadastros separados por órgãos, tipos sanguíneos e outras especificações que apresentam uma ordem seguida com total rigor e controlado pela Secretaria de Saúde.

Quem pode doar em vida?

O médico deve avaliar a história clínica da pessoa e as doenças prévias. A compatibilidade sanguínea é primordial em todos os casos. Há também testes especiais para selecionar o doador que apresenta maior chance de sucesso.

Quem recebe os órgãos/tecidos doados?

Após a efetivação da doação, a Central de Transplantes do Estado é comunicada e por meio do seu registro de lista de espera que seleciona seus receptores mais indicados.

Quem é o potencial doador não vivo?

São pacientes assistidos em UTI com quadro de morte encefálica, ou seja, morte das células do Sistema Nervoso Central.

Fonte : https://bvsms.saude.gov.br/transplante-de-orgaos-e-tecidos/jan/2008

 

Texto 2

Legislação sobre Transplante:  https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9175.htm


Dados:










Nenhum comentário:

Postar um comentário