quarta-feira, 6 de abril de 2022

Tema 282: O CONSUMISMO E O COMÉRCIO NAS DATAS COMEMORATIVAS

 

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre este tema: 

    O CONSUMISMO   E   O   COMÉRCIO   NAS   DATAS   COMEMORATIVAS.

    Lembre-se de apresentar propostas de intervenção que respeitem os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.


Texto 1

O consumismo é a ação de comprar excessivamente e sem necessidade, sendo motivada por impulso ou desejo de comprar. Esse é considerado um comportamento destrutivo que impacta em diversos aspectos da vida cotidiana. O consumismo é diferente do consumo, que é caracterizado pela ação de realizar compras necessárias – como água e alimentação. A onda de consumismo é muito presente em sociedades modernas capitalistas e tem se mostrado um reflexo da globalização e da mídia.

Um dos fatores que impulsionam o consumo descontrolado é a chamada obsolescência programada. Trata-se de uma estratégia dos produtores em desenvolver produtos que simplesmente param de funcionar ou se tornam obsoletos em um curto prazo de tempo. Assim, os consumidores são levados a adquirir versões mais novas do bem ou serviço em questão.

Podemos dividir esse fenômeno em obsolescência técnica ou psicológica. Na primeira classificação, os aparelhos simplesmente param de funcionar, obrigando os clientes a comprarem um novo produto. O melhor exemplo de obsolescência técnica foi um cartel organizado na década de 20 entre produtoras europeias e americanas de lâmpadas. Seus produtos tinham vida útil reduzida, o que objetivava aumentar as vendas.

Fonte:  https://www.politize.com.br/consumismo-o-que-e/#:~:text=O%20QUE%20%C3%89%20CONSUMISMO%3F,diversos%20aspectos%20da%20vida%20cotidiana.

 Texto 2

O lucrativo comércio das datas comemorativas

No Brasil, as cinco datas comemorativas mais importantes são Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. De acordo com Roque Pellizzaro Jr., presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Natal, sozinho, gera um faturamento equivalente a três meses normais do ano. Segundo ele, o motivo é o fato de a busca não ser somente por presentes, como nas demais épocas. “Todas as datas movimentam faixas específicas. O Natal movimenta todas. No final de ano, geralmente, as pessoas querem reformar a casa, trocam o carro, fazem compras para a ceia e, é claro, compram presentes”. Fonte: https://administradores.com.br/noticias/o-lucrativo-mercado-das-datas-comemorativas


Texto 3


Antes de escrever, pensar:

- o que sei sobre isso?

- o que quero escrever sobre isso?

- qual minha opinião sobre o tema?

- o que é consumismo?

- tenho exemplo para usar na redação?

- tenho citação para colocar no texto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário