segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Tema 260: A PRÁTICA DO CULTO AO CORPO E À APARÊNCIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

 

Texto 1

O culto à aparência, no mundo contemporâneo, constitui a busca por um físico perfeito, no contexto de aceitação social. Com as redes sociais, a questão foi potencializada.

Mas são muitas as consequências geradas e que podem ser carregadas na vida adulta.

As crianças e adolescentes, em especial, podem desenvolver diversos distúrbios. Entre eles, estão os alimentares, como é o caso da bulimia e anorexia, que podem afetar tanto o crescimento corporal, quanto mental.

A psicopedagoga especialista em educação inclusiva, Ana Regina Caminha Braga, explicou quais as implicações da busca pro padrões estéticos em crianças e adolescentes e quando se deve procurar ajuda. Fonte: https://cbncuritiba.com/culto-a-aparencia-pode-influenciar-criancas-e-adolescentes

Texto 2

Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética.

Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.

Nas sociedades modernas há uma crescente preocupação com o corpo, com a dieta alimentar e o consumo excessivo de cosméticos, impulsionados basicamente pelo processo de massificação das mídias a partir dos anos 1980, onde o corpo ganha mais espaço, principalmente nos meios midiáticos. Não por acaso que foi nesse período que surgiram as duas maiores revistas brasileiras voltados para o tema: “Boa Forma” (1984) e “Corpo a Corpo” (1987).

Contudo, foi o cinema de Hollywood que ajudou a criar novos padrões de aparência e beleza, difundindo novos valores da cultura de consumo e projetando imagens de estilos de vida glamorosos para o mundo inteiro.

Da mesma forma, podemos pensar em relação à televisão, que veicula imagens de corpos perfeitos através dos mais variados formatos de programas, peças publicitárias, novelas, filmes etc. Isso nos leva a pensar que a imagem da “eterna” juventude, associada ao corpo perfeito e ideal, atravessa todas as faixas etárias e classes sociais, compondo de maneiras diferentes diversos estilos de vida. Nesse sentido, as fábricas de imagens como o cinema, televisão, publicidade, revistas etc., têm contribuído para isso.

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/a-influencia-midia-sobre-os-padroes-beleza.htm


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema:   A PRÁTICA DO CULTO AO CORPO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

Se escrever na modalidade ENEM, lembre-se de  apresentar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

PARA ESCREVER SEU TEXTO, PESQUISE, LEIA, ANOTE IDEIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário