quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Tema 138: mobilidade social

O que é Mobilidade Social:

Mobilidade social significa o fenômeno em que um indivíduo (ou um grupo) que pertence à determinada posição social transita para outra, de acordo com o sistema de estratificação social. Existem dois tipos de mobilidade social: horizontal e vertical.
Mobilidade social horizontal: há uma alteração de posição provocada por fatores geracionais ou profissionais, mas não implica uma mudança de classe social. A mobilidade acontece dentro da mesma classe. Por exemplo, o caso de um trabalhador que migra do interior para a capital. A sua posição social pode se alterar mas o nível de renda não sofre grandes alterações e, por isso, permanece na mesma classe social.
Mobilidade social vertical: há uma alteração de classe social que pode acontecer de forma ascendente (de uma classe baixa para outra superior) ou descendente (de uma classe alta para outra inferior). (texto retirado da internet)

A partir do texto de apoio e de tuas vivência, escreve um texto dissertativo, em prosa, com pelo menos 15 linhas, respondendo à pergunta:

Como    interpretar     a    conjugação    de    mobilidade   com   desigualdade?

Orientação:  escrever sobre a relação entre mobilidade social e desigualdade social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário