sábado, 30 de outubro de 2010

Tema 37 - Getúlio Vargas

Getúlio Vargas governou o Brasil por quase vinte anos, e – em seus governos – são instituídos o voto secreto e o voto feminino, é criada a Carteira de Trabalho e é estabelecida a jornada legal de trabalho de oito horas diárias, o salário mínimo e a licença-maternidade. Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho, a Justiça do Trabalho, a Justiça Eleitoral, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e o Conselho Nacional do Petróleo. Vargas criou a Companhia Vale do Rio Doce – mineração de carvão e ferro; Companhia Siderúrgica Nacional – siderurgia; Petrobras – energia; Fábrica Nacional de Motores – transportes; Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDE).

Revolução de 30 – Getúlio Vargas lidera um golpe que encerra a República Velha e se torna presidente do país em regime provisório após a Revolução Constitucionalista de São Paulo, convoca eleições parlamentares e passa a governar como presidente eleito indiretamente pela Assembleia Constituinte, em 1934.

Estado Novo – Vargas dá novo golpe de Estado, proíbe todos os partidos políticos, suspende as eleições diretas e governa como ditador de 1937 a 1945. Impõe censura à imprensa, persegue e prende adversários políticos. Durante a II Guerra Mundial, sob pressão dos Estados Unidos, o país entra no conflito como parte dos Aliados. Vargas deixou a presidência por meio de renúncia. Suicida-se após ser acusado de tentar assassinar o jornalista Carlos Lacerda.

A partir da leitura desses comentários e de tuas vivências, escreve um texto dissertativo, entre 20 e 40 linhas sobre este tema:


De político amado a polêmico, Getúlio Vargas governou o Brasil por quase vinte anos. Quais marcas de sua era perduram até hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário