segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Temas para CARTA ABERTA

1.     Escreve uma  CARTA  ABERTA  aos   que são favoráveis à  volta da ditadura,   entre 20 e 30 linhas,   para ser  publicada nas redes sociais,  sobre este tema:  o Golpe Militar de 1964 cessou muitos dos direitos humanos.  Lembra-te  de que a democracia instaurada após esse período precisa se solidificar. Escolhe uma  assinatura para a tua carta.

2.     Escreve uma  carta  aberta    aos  moradores de Alegrete,  entre 20 e 30 linhas,   para ser  publicada   nos  jornais  da tua cidade, sobre como desenvolver  a consciência ambiental nos cidadãos.   Escolhe uma  assinatura para a tua carta.

3.     Imagine a seguinte situação. Você precisa ir ao Rio de Janeiro. Em vez de ficar num hotel, você decide alugar um quarto no apartamento do Paulo. Para se deslocar, você pega o carro da Juliana. Em casa, o Rodrigo toma conta do seu cachorro. Detalhe; você nunca os viu antes. Sim, isso já acontece. Tudo se baseia na reputação e na rede de recomendações que surge na internet e se fortalece fora dela. E essa relação entre desconhecidos, comercial e ao mesmo tempo pessoal, em que consumidor e fornecedor se confundem, é a base da chamada economia compartilhada, em um cenário no qual a posse é obsoleta, a tendência é que serão vendidos menos carros, bicicletas e apartamentos, por exemplo.

4.     Escreve uma  carta   aberta,  entre 20 e 30 linhas,   para ser  publicada nas redes sociais, respondendo a esta pergunta:  A economia compartilhada está alinhada ao propósito de sustentabilidade?    Escolhe uma  assinatura para a tua carta.


5.     Escreve uma  CARTA  ABERTA  à juventude  alegretense,  entre 20 e 30 linhas,   para ser  publicado em uma rede social, sobre  os 30 anos do  movimento das Diretas Já. Esse movimento  foi considerado uma das maiores manifestações populares do País. Lembre-se de mencionar em seu texto, por exemplo, a redemocratização do Brasil, o fim do bipartidarismo e a mobilização popular. 






6.     A violência no trânsito custa R$ 28 bilhões por ano ao país
Segundo o Ministério da Saúde, o trânsito matou 37,5 mil pessoas em 2008.
Principal causa de acidentes é a ingestão de álcool pelos motoristas.
O número de mortes no trânsito no Brasil supera a marca de 30 mil, segundo estatísticas oficiais. As cinco principais causas das mortes, apontadas por pesquisadores e órgãos públicos, são: álcool, cansaço, desrespeito à sinalização,  imprudência, excesso de velocidade,  impunidade e falta de fiscalização.
Escreve uma  CARTA  ABERTA    aos  motoristas  alegretenses,  entre 20 e 30 linhas,   para ser  publicada nas mídias locais, sobre  A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO.   Escolhe uma  assinatura para a tua carta.

7.     Escreve uma  CARTA  ABERTA  AOS POLÍTICOS BRASILEIROS,  entre 20 e 30 linhas,   para ser  publicada nas redes sociais, sobre BIODIVERSIDADE AMEAÇADA. Para desenvolver seu texto, faça uma análise sobre tráfico de animais silvestres, poluição ambiental, expansão agropecuária, exploração abusiva dos recursos naturais  e intervenções humanas. Escolha pelo menos dois desses fatores para abordar no texto,  e não esqueça de mencionar mecanismos de proteção à biodiversidade. Escolhe uma  assinatura para a tua carta.

8.     Escreve uma  CARTA  ABERTA,  entre 20 e 30 linhas,   para ser  publicado nas redes sociais  sobre  quais ações afirmativas são mais urgentes  no local onde tu moras para eliminar ou diminuir as desigualdades sociais, econômicas, educacionais e culturais.   Para escreveres A  CARTA, tu podes fazer a análise a respeito da tua comunidade, cidade, Estado, país.

9.     O suprimento de energia em um país é uma prioridade de todos os governos, pois sem ela nenhum setor econômico e social funciona. No século XXI, os países enfrentam o difícil desafio de aumentar sua produção de energia e equilibrar a matriz energética – o conjunto da produção e do consumo de energia, dos materiais utilizados e do modo como são usados.
Puxado pela economia industrial, pela urbanização crescente e pelo aumento da população, o consumo de energia expande-se. E hoje há a preocupação de reduzir a participação na matriz de energia dos combustíveis, como petróleo, carvão e gás natural – poluidores que agravam o efeito estufa.
A partir desse comentário e de suas vivências, escreva uma   CARTA  ABERTA,  entre 20 e 30 linhas,   para ser  publicada nos jornais da tua cidade e nas redes sociais, refletindo sobre o papel de destaque que o Brasil tem nesse cenário, pois - entre as grandes nações - é a que tem o maior equilíbrio no uso de energia renovável e não renovável e, além disso, com a descoberta do pré-sal, viu suas reservas de petróleo tornarem-se imensas. Ao escrever teu texto, lembra-te também de mencionar a energia limpa e a energia sustentável.  Escolhe uma  assinatura para a tua carta.


10.                       “Novos estudos mostram que e-mail, Twitter, Facebook, Youtube, MSN e todas as distrações do mundo digital estão nos transformando em pessoas mais rasas e colocando em risco a nossa capacidade de aprender.”
“A internet nos encoraja a avaliar vários pequenos pedaços de informação de uma maneira muito rápida, enquanto driblamos uma série de interrupções e distrações. Esse modo de pensamento é importante e valioso.”
“A mente da geração digital parece ser incrivelmente flexível.[...]a imersão em um ambiente digital e interativo fará as pessoas mais inteligentes do que a média dos sedentários que passam o tempo todo assistindo TV no sofá. [...] hoje o importante é processar as informações novas o mais rápido possível[...] O que conta não é o que você sabe,mas o que você pode aprender.”
Escreve uma  CARTA  ABERTA  PARA  TEUS AMIGOS  DE REDES SOCIAIS,  entre 20 e 30 linhas, sobre  o que a web está fazendo conosco.  Escolhe uma  assinatura para a tua carta.



11.     O caminho do desperdício:
• 10 dos alimentos se perdem na colheita,
• 50% no manuseio e transporte,
• 30% nas centrais de abastecimento,
• 10% nos supermercados e casas dos consumidores.

Mais de 1.000 toneladas de produtos vão para o lixo diariamente nas feiras livres de SP. Percentuais de perdas por fruta:
ü 22% das laranja
ü 40% dos morangos
ü 30% das melancias
ü 20% dos abacaxis
ü 25% das mangas
ü 40% das bananas

Percentuais de perdas por legumes e verduras:
ü 35 dos repolhos
ü 30% do alho
ü 15% do chuchu
ü 40% dos tomates
ü 50% da couve-flor
ü 40% dos pimentões
ü 25% da batata

Em casa:
§ 1/3 de tudo que é comprado vai direto para o lixo,
§ Uma família de classe média joga fora cerca de 500g de alimento por dia, ou um prato de comida.

Por ano,28 kg de frutas kg/hab/ano

Enquanto mais da metade dos alimentos produzidos no mundo são jogados fora, cerca de 1 bilhão de pessoas no globo não têm o que comer. Somente no Brasil, o dinheiro que se perde com o desperdício de frutas em um mês daria para aplacar a fome na América Latina durante o mesmo período – e ainda sobraria comida para toda a população do Líbano.


     Escreva uma   CARTA   ABERTA  para  a população  gaúcha,  entre 20 e 30 linhas,   para ser  publicada nas redes sociais, sobre:   O DESPERDÍCIO  DE  ALIMENTOS.  Lembra-te de  inventar uma assinatura para a carta.



12.   Obesidade, hipertensão, diabetes, depressão e  estresse são alguns problemas enfrentados  pela população. E sua saúde como está?  Escreve uma  CARTA  ABERTA  À POPULAÇÃO  ALEGRETENSE,  entre 20 e 30 linhas,   para ser  publicada  nas redes sociais sobre:   A importância de manter o corpo saudável.
Para desenvolver seu texto, apresente sugestões de como manter a saúde física e  a psicológica.

7 comentários:

  1. PRECISO DE AJUDAR NAO INTEDI SOBRE CARTA ABERTA QUERO AJUDAR PRA O TERMA

    ResponderExcluir
  2. PRECISO DE TERMA PRA MINHA CARTA ABERTA

    ResponderExcluir
  3. Vcs podem falar sobre um tema político
    Sobre assuntos da atualidade,etc.

    ResponderExcluir
  4. Pandemia;
    Crise econômica mundial;
    Ensino a distância;
    Desmatamento na Amazônia e Pantanal em virtude das queimadas;
    Intolerância nas redes sociais;
    Violência urbana;
    Aumento da expectativa de vida no Brasil;
    ...

    ResponderExcluir