terça-feira, 4 de junho de 2013

Tema 129: Concurso ZH/UNIFICADO 2013

QUESTÃO DE REDAÇÃO
Escrever um texto dissertativo é uma tarefa bem diferente do ato de escolher a alternativa correta em uma questão
de múltipla escolha. Mas ambas são fundamentais para o vestibulando conquistar uma vaga na universidade sem maiores
sobressaltos.
Obter uma boa pontuação nas provas de redação parece, para muitos estudantes, uma simples questão de reunir
frases de cunho opinativo e generalista, abordando como for possível o tema proposto pela banca. Porém, os
professores que trabalham na correção das redações alertam: mais do que se expressar corretamente, os candidatos
à vida acadêmica têm de deixar bem claro, no texto, que possuem um ponto de vista próprio sobre o assunto da
dissertação.
(Zero Hora, 17 de fevereiro de 1999.)
“Sempre que dizem que o jovem não escreve bem, estão se baseando na redação do vestibular, que é o grande
momento da amostragem que se tem do que os jovens escrevem. Ora, dizer isso seria atribuir à redação do vestibular
um status de ser um excelente meio de verificar a competência dos jovens, o que não é. O aluno escreve mal na
redação do vestibular. Ela é artificial, é uma situação em que faltam quase todos os ingredientes da redação: não há
entusiasmo, interesse, estímulo; não existe um leitor, por isso eles escrevem mal.
(...)
O vestibular, além de ser a maneira de medir os alunos que devem entrar, pois é o vestíbulo, passou a ter uma
força de coerção muito grande sobre o programa do ensino médio. O que a universidade resolve incluir no programa
do vestibular, automaticamente, no ano seguinte, estará no programa do ensino médio. Essa é uma forma de a
universidade influir na sociedade. A inclusão da redação tem essa finalidade: obrigar as pessoas a tratar a redação
na escola (...)”
(Trechos de entrevista do professor Cláudio Moreno ao Jornal da Redação, publicada em dezembro de 1997.)
“A redação é a única prova em que o candidato é solicitado a pensar autonomamente. Em todas as outras provas,
sem exceção, o candidato responde a uma pergunta cuja resposta já está dada, só que ela está disfarçada entre cinco.
A tarefa do aluno é descobrir, da melhor maneira possível, qual é a correta entre as cinco. (...) E a redação é uma
prova ao contrário de todas as outras, porque ela não tem uma resposta certa: ela tem “N” respostas certas.
Na redação, o candidato tem de perceber que está sendo solicitado a pensar autonomamente.
(Trechos de entrevista do professor Luís Augusto Fischer aoJornal da Redação, publicada em julho de 1997.)

Levando em consideração as ideias contidas nos trechos acima e sua própria opinião acerca da realidade do
vestibular, você está sendo solicitado a posicionar-se sobre a seguinte questão:

NA SUA OPINIÃO, A REDAÇÃO É UM BOM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
 DOS CANDIDATOS PARA INGRESSO NA UNIVERSIDADE?

Fique claro que não estará em julgamento a posição que você irá tomar, mas sim a clareza e a coerência
do raciocínio que irá produzir.
A dissertação deve ter a extensão mínima de 30 linhas e máxima de 50, considerando-se letra de tamanho regular.
Utilize caneta; lápis apenas no rascunho.

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