quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tema 49: Violência nas escolas

18 de outubro de  2008 - São Carlos:
Uma professora de 45 anos perdeu a paciência com um aluno e chegou a agredi-lo na tarde desta sexta-feira (17).  De acordo com o boletim de ocorrência, devido a bagunça realizada no interior da sala de aula, por um grupo de alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a professora fez um advertência, quando começou a ser xingada, momento em que perdeu a paciência e partiu para cima de um aluno e desferiu tapas contra a sua cara. O rapaz tentou revidar, mas foi seguro pelos outros alunos. A professora acionou a PM e realizou um boletim de preservação de direito.
 
24 de fevereiro de 2010 - Santa Catarina:
A mãe de uma aluna do ensino fundamental (o antigo primeiro grau) agrediu a professora e uma funcionária de uma escola estadual em São José, município da região metropolitana de Florianópolis, capital de Santa Catarina. A professora Ana Paula Carlos dos Santos, 35, foi atingida na saída da escola por seguidos golpes na cabeça. Ela quebrou a perna após desmaiar.  Ana Paula diz que a mãe estava fora de controle.

30 de setembro de 2010: São Paulo:
Um professor de 37 anos foi acusado de agredir verbalmente e fisicamente ontem uma aluna de 14 anos e uma professora em escola de Caraguatatuba, no litoral paulista. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo informou que o professor teria ''surtado'' e passado a agredir verbalmente a aluna. Ele teria sido contido por alunos e funcionários ao empurrá-la.O professor também teria danificado duas carteiras, uma porta e lixeiras da escola. Uma viatura da Ronda Escolar foi chamada para conter a situação, mas o professor já havia ido embora quando os policiais chegaram ao local.


08 de dezembro de  2010:
SÃO PAULO - O professor de Educação Física, Kássio Vinícius Castro Gomes, de 39 anos, foi morto a facadas, no início da noite de terça-feira, 8, por um de seus alunos no interior do campus do Instituto Metodista Izabela Hendrix localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte(MG).

O crime ocorreu na entrada da instituição, próximo à secretaria. Atingido no peito e no pescoço, o professor acabou morrendo no local. O suspeito pelo crime, que continua foragido, seria Hamilton Loyola, que está no 5º período do curso de Educação Física. O irmão de Loyola disse à polícia que o rapaz é usuário de drogas.
Acredita-se que o motivo do crime seja a insatisfação do aluno com as notas recebidas de Castro. Ainda de acordo com as testemunhas, o suspeito teria fugido em uma moto após o crime, deixando a faca caída próxima à vítima. A instituição vai entregar à polícia as eventuais imagens do crime gravadas pelas câmeras de segurança.



07 de abril de 2011:
Dez meninas e um menino, com idades entre 12 e 15 anos, foram mortos a tiros na manhã desta quinta-feira na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo (zona oeste do Rio). O atirador, Wellington Menezes de Oliveira, 24, um ex-aluno, cometeu suicídio após ser ferido em troca de tiros, afirma a polícia.

Após a leitura dos textos de apoio e utilizando tuas memórias e leituras de mundo, escreve  um texto dissertativo, entre 15 e 40 linhas, respondendo às seguintes perguntas:


Quais são as causas de as escolas brasileiras serem alvos frequentes de atos violentos? E compete a quem assumir a responsabilidade pela segurança nessas instituições?

Nenhum comentário:

Postar um comentário