quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tema 1

Não há quem consiga viver sem ter relações com as pessoas, sem ter amigos, sem compartilhar atitudes, valores, enfim, sem ter contato com a sociedade. Para tanto, precisamos sustentar nossas relações com alicerces, como respeito e compreensão.

Nem sempre, no entanto, os alicerces de uma relação são esses. Freqüentemente, para se relacionarem com alguém, as pessoas se definem por aquilo que fazem, por aquilo que possuem, pela beleza exterior que têm e não pelo que são: o que parece ser é mais importante do que aquilo que é.

Na verdade, beleza, aparência, “status” são atributos que, além de atrair as pessoas, podem contribuir para se construir um relacionamento positivo. Muitas vezes, porém, ao nos limitarmos a estes, podemos ser eternamente admirados e talvez nunca verdadeiramente amados.

A dissertação que você vai redigir terá como tema:

OS VALORES ENVOLVIDOS EM UMA RELAÇÃO.

Para produzir seu texto, apresente e caracterize um relacionamento, mostrando em que valor – companheirismo, respeito, amizade, beleza física, dinheiro, “status” social – ele se sustenta. A seguir, discuta o papel que esse valor desempenhou na relação.



Lembre-se de que você está sendo solicitado a redigir uma dissertação, texto que se caracteriza por uma reflexão racional em torno de um tema. O mesmo deve ser argumentativo e organizado dissertativamente.



A dissertação deve ter a extensão mínima de 30 linhas e máxima de

50 linhas, considerando letra de tamanho regular. Inicialmente, utilize a folha de rascunho; depois, passe a limpo na folha de redação, sem rasuras e com letra legível. Utilize caneta; lápis, apenas no rascunho.

[Proposta do Unificado, adaptada por Mariléia]

.
.
EXEMPLO de Redação Plenamente Satisfatória:



Confiança – primordial nos laços familiares.



             Os seres humanos estão constantemente relacionando-se. Este vínculo se dá a partir de sua necessidadede comunicação, interação e é baseado em determinados alicerces, os valores. Assim, todo o relacionamento é sustentado por alguns deles, tais como respeito, amizade e compreensão. Os laços familiares, por exemplo, s ão a nossa primeira forma de estabelecer contato com outras pessoas. Resta-nos, portanto, a sua análise como sendo um tipo de relacionamento e a indicação de seu valor mais importante para entende-los melhor.
             A família é a maior instituição que existe. Ela é encarregada de nos educar para que nos tornemos adultos responsáveis e cumpridores de nossos deveres. Para que isso ocorra, no entanto, devemos crescer num ambiente repleto de carinho, amor e segurança. É exatamente por essa razão que devemos eleger a confiança como valor mais relevante nas relações familiares. Nenhum desses sentimentos existirá caso ela não esteja presente. Em uma família não pode haver segredos e desconfianças, o mundo fora dela já está repleto deles. Todos os membros da mesma devem, por isso, acreditar uns nos outros.
            A confiança é indicada como o mais importante valor, uma vez que é a partir dela que surgem os demais. É ela que fornece as condições para o pleno desenvolvimento do respeito, da compreensão e , até mesmo, do amor. Como poderíamos amar alguém em que não depositamos confiança? Isso seria impossível. Além disso, ela também responsável por mais união, equilíbrio e coesão. Podemos ainda ressaltar que é essencial para a solução de qualquer problema, uma vez que nada pode ser mais forte que a união familiar.
             Estamos nos relacionando a todo instante, seja na escola, em casa ou no trabalho, e cada uma dessas interações é regida por um valor primordial. A família, como vimos, tem na confiança seu principal alicerce, visto que é desta que parte toda gama de sentimentos que faz da outra a importante instituição que é. No dia em que um pai deixar de confiar num filho, o laço fundamental terá sido quebrado, e a família, portanto, terá perdido o que possui de mais essencial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário